Por Fundos Aerotec e Criatec II | 3 de abril de 2018

Aerotec e Criatec II apostam na Indústria Aeroespacial com Investimento na ALTAVE
Fabricante de aeróstatos é a mais nova investida dos fundos

O Fundo Aerotec, investido pela Codemig e gerido pela Confrapar, anunciou recentemente sua mais nova adição ao portfólio de empresas investidas: a ALTAVE, uma indústria aeroespacial brasileira focada na criação de produtos e serviços inovadores. O investimento, cujo tamanho não foi revelado pelas partes, conta ainda com recursos do Criatec II, fundo de investimento em empresas inovadoras de base tecnológica, gerido pela Bozano Investimentos e Triaxis Capital, e que tem como investidores o BNDES, Banco de Brasília, Banco do Nordeste, BADESUL e o BDMG.

Fundada em 2011 por engenheiros egressos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a ALTAVE é a única indústria no Hemisfério Sul fabricante de aeróstatos cativos (nome dado a veículos aéreos mais leves que o ar ancorados no solo). Dentre os produtos e serviços da empresa, encontram-se soluções de vigilância, monitoramento e telecomunicações destinadas às mais diversas indústrias e mercados, como Defesa, Segurança Pública, Óleo e Gás, Agronegócio, Monitoramento Ambiental, Mineração e Construção. Os aeróstatos cativos são muito mais eficientes que suas alternativas em aplicações que exigem monitoramento de grandes áreas em tempo real e por períodos prolongados. Com grande flexibilidade na altura e no local de instalação, os balões trazem uma redução de custos em relação a drones, helicópteros, satélites e torres fixas.

Em 2016, a ALTAVE ganhou projeção internacional ao implantar com sucesso quatro balões de monitoramento de grandes áreas para os Jogos Olímpicos Rio 2016, garantindo a segurança de todas as sedes olímpicas. Suas soluções também estiveram presentes em outros grandes eventos como o Carnaval do Rio de Janeiro e do Recife, a Copa das Confederações FIFA e a Copa Libertadores.

Com o investimento, os próximos passos da ALTAVE incluem a criação de uma nova sede no estado de Minas Gerais e a expansão internacional para América Latina, Europa e Oriente Médio por meio de parcerias com players locais. O modelo inclusive já foi implementado na França, onde a ALTAVE conta com um distribuidor local – a Airstar Aerospace, que desde julho de 2017 representa o balão brasileiro White Hawk no mercado Europeu.