Por ALTAVE | 1 de maio de 2017

VANGUARDA-04_400px
A edição deste ano da Agrishow terá uma atração inédita: uma solução de balão cativo – ou seja, um balão preso ao solo por um cabo – que funciona como uma grande torre móvel para viabilizar conectividade e IoT Rural (Internet of Things), além de possibilitar vigilância e segurança dos ativos. A novidade é trazida pela brasileira ALTAVE, classificada dentre as maiores empresas de seu segmento no mundo, que participa pela primeira vez da Agrishow, em conjunto com sua parceira Logicalis. Sua plataforma ALTAVE EXPLORER, que será lançada durante a feira, chega a ser quatro vezes mais eficiente que as torres convencionais para prover internet rural, podendo um único balão substituir uma dúzia de torres fixas e cobrir sozinho uma área de mais de meio milhão de hectares.

Esta solução possui diversas vantagens e diferenciais para o Agronegócio: facilidade de reposicionamento conforme necessidade; flexibilidade de altura para superar relevo – muito adequado a locais de difícil acesso como vales; possibilidade de integração a frentes de corte e áreas de vivência; ótimo custo benefício para quem precisa de cobertura de qualidade aliada à mobilidade. Além disso, com seu recurso de “plug-and-play” a plataforma é capaz de facilmente integrar diversas tecnologias, desde antenas de Telecom até câmeras de vigilância, proporcionando uma cobertura maior e de melhor qualidade à partir do balão, provendo informações em tempo real e consciência situacional por meio de imagens georreferenciadas de alta resolução, com opções de zoom óptico, gravação em 360° e NIR (infravermelho).

Teste_Raizen-11-400px
O balão como uma antena rural, portanto, é um habilitador para a disseminação de outras tecnologias – como, WiFi, LPWA (Xbee, Lora, RPMA, NB-IoT, Sigfox); qualquer rádio funciona melhor e mais longe no balão – promovendo o enlace de comunicação entre os diversos dispositivos espalhados no campo, podendo inclusive ser um retransmissor de internet via satélite. Adicionalmente, o sistema proporciona um ganho de acessibilidade por se conectar diretamente à rede celular existente, evitando assim a necessidade de internet satelital. A solução viabiliza, por exemplo, a correção das posições das máquinas no campo, permitindo o plantio, pulverização ou colheita automatizada com precisão de centímetros, contribuindo assim para o ganho de produtividade e eficiência no Agronegócio. Indiretamente, o sistema também contribui nesse sentido por permitir a mitigação de riscos ao promover a proteção patrimonial – segurança de ativos da empresa, como máquinas e matéria-prima – e a redução de perdas – como, por exemplo, prevenção, detecção e combate de incêndios florestais, dentre outros.

O sistema é produto da expertise adquirida no setor de Defesa & Segurança aplicada ao Agronegócio por meio da otimização de sua solução de balão cativo para a redução de custos e complexidade operacionais. A solução permite agilidade e mobilidade por ser compacto para transporte e permitir instalação fácil e rápida em qualquer infraestrutura: solo, veículos, barcos ou ainda reboques personalizados, como o que foi desenvolvido para o sistema das Olimpíadas. O ALTAVE EXPLORER possui ainda uma inovação patenteada: é o único no mercado capaz de içamento e recolhimento do balão telecomandados, podendo ser realizados remotamente e sem contato físico do operador com o balão ou suas cordas, permitindo maior disponibilidade, maior segurança e menor espaço para instalação.

Dessa forma, o ALTAVE EXPLORER une facilidade de operação, flexibilidade no uso e segurança operacional, promovendo o ganho de produtividade e eficiência no Agronegócio de forma direta e indireta ao viabilizar diversas outras tecnologias por meio da conectividade, além de mitigar riscos do negócio. Além disso, o custo e complexidade de operação do balão são bem menores que a maioria das ferramentas comumente utilizadas no campo. Por todos esses diferenciais, a solução ALTAVE EXPLORER promete revolucionar o setor do Agronegócio.

[Para maiores informações, contate-nos por meio do e-mail contato@altave.com.br]

2017.04-Convite-Agrishow

Sobre a AGRISHOW

“A Agrishow é uma das maiores e mais completas feiras de tecnologia agrícola do mundo. Considerada uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina, a Agrishow é vitrine das mais avançadas tendências e inovações tecnológicas para o agronegócio.”
(Fonte: website do evento)

Serviço:
Agrishow
01 a 05 de maio de 2017
Ribeirão Preto/SP