Buenos Aires, Argentina
Por ALTAVE | 27 de março de 2017

Movistar (Grupo Telefonica) é a primeira operadora da Argentina a testar este tipo de solução, permanecendo assim na vanguarda da inovação em comunicação
2017.03.27-Telefonica_Argentina-01
Em parceria com a CIS GROUP, provedora de serviços em tecnologia de comunicação, a ALTAVE operou um balão cativo na Estación Terrena de Balcarce, nos arredores de Buenos Aires, com o objetivo de demonstrar uma solução inovadora para rápido fornecimento de serviço de telefonia móvel em situações extremas ou de contingência, uma vez que sua montagem é simples e só requer duas pessoas para sua implantação.

A tecnologia instalada no balão é semelhante à de uma estação rádio-base móvel, enquanto o balão se mantém preso ao solo por meio de um cabo, funcionando como uma torre de telefonia temporária. O balão pode permanecer no ar, a uma altura de até 150 metros, por um período indeterminado, desde que se realize uma recarga de gás Hélio a cada cinco dias.

Os testes com o balão da ALTAVE foram o primeiro do tipo a ser realizado na Argentina, tendo sido bem sucedidos e atestando, assim, a possibilidade de prestação do serviço de telefonia por meio de balão cativo em diversos cenários. Veja o registro em vídeo da operação:

Confira abaixo a repercussão desta operação na mídia: