Fundada em março de 2011, no coração aeroespacial Brasileiro – dentro do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, por engenheiros recém-formados pelo ITA, a ALTAVE é hoje uma empresa de referência no desenvolvimento de soluções mais leves que o ar. A empresa projeta aeróstatos para múltiplas aplicações, em especial telecomunicação e monitoramento.

As soluções ALTAVE estiveram presentes em grandes eventos como na Expo Aero Brasil 2012 com o ALTAVE COB, no Carnaval do Rio 2013 (PMRJ), no Carnaval de Recife 2014 (SSU) e nas finais das Copas das Confederações (PMMG) e Libertadores da América em 2013 (PMMG) com o ALTAVE HORIZONTE.

Ainda com o ALTAVE HORIZONTE atuamos junto à Força de Pacificação Maré na Operação São Francisco do Exército Brasileiro. No interior de São Paulo, junto à PMSP, estivemos em operações conjuntas com o ALTAVE VANGUARDA.

A empresa realizou, a pedido dos ministérios das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovação, no âmbito do Projeto Conectar, demonstrações com aeróstatos cativos servindo como torres de internet sem fio. As demonstrações possibilitaram conexões a 43Km de distância e obteve-se a aprovação dos Ministros Paulo Bernardo (Ministério das Comunicações) e Marco Antônio Raupp (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).

Em 2015, a ALTAVE assinou contrato com a SESGE (Secretaria de Grandes Eventos), vinculada ao Ministério da Justiça, para atuar na segurança das Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016. Aeróstatos ALTAVE OMNI, desenvolvidos especificamente para esse propósito, foram operados durante os jogos para garantir maior segurança ao evento.