ALTAVE é selecionada para implantar monitoramento inteligente em sonda da Ocyan

Compartilhe

Startup usará tecnologia própria de Intelligent Vídeo Analytics para detectar e prevenir incidentes em plataforma de perfuração da empresa

Por ALTAVE | 14 dezembro de 2021

A ALTAVE, startup de monitoramento inteligente para grandes áreas, localizada em São José dos Campos-SP, foi selecionada para implantar solução de segurança no navio-sonda Norbe IX da Ocyan, empresa offshore do setor de Óleo & Gás. Com o objetivo de detectar condições de desvios de segurança ocupacional, o sistema vai gerar alertas para mitigação de riscos através de sistema baseado em visão computacional e inteligência artificial (Intelligent Vídeo Analytics), que interpreta dados de forma automática e em tempo real.

A solução será aplicada para detecção de ausência de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e controle de presença em zonas restritas (conhecidas como red zones). Serão seis câmeras conectadas a terminais instalados em locais estratégicos da embarcação, com transmissão ao vivo e alertas através do software ALTAVE HARPIA.

O software, de propriedade da startup, oferece diversas inovações para facilitar a tomada de decisão e prevenir incidentes. Seus principais benefícios incluem alertas automáticos, processamento de dados, streaming ao vivo para computadores e dispositivos móveis, armazenamento de alertas, painel de informações, emissão de relatórios e servidor redundante. Será possível ainda integrar novas câmeras à tecnologia.

O planejamento da solução foi baseado na experiência da ALTAVE em monitoramento inteligente e na necessidade de um sistema eficiente para segurança ocupacional em sondas.

“Estamos honrados de ver que nossas soluções vão contribuir com o aumento da segurança das operações da Norbe IX e, por conseguinte, da Ocyan”, comenta Leonardo Nogueira, cofundador e diretor de Marketing & Vendas da ALTAVE. “A confiança depositada pela Ocyan na capacidade da ALTAVE de entregar uma solução customizada, robusta e dentro de um prazo curto, motivou ainda mais o nosso time”, completa.

“A parceria com a ALTAVE nos mostra como as startups conseguem entregar soluções criativas e de execução simples, atendendo às demandas da Ocyan e de nossos clientes, sempre em busca de ampliação da segurança e do uptime operacional”, ressalta Lucas Souza, coordenador de Tecnologia e CSD da unidade de Perfuração da Ocyan.

A expectativa é que a solução comece a operar em dezembro de 2021 através de um longo contrato de prestação de serviços e licença de software junto à Ocyan.

Sobre a ALTAVE

A ALTAVE é uma empresa brasileira, credenciada como Empresa Estratégica de Defesa (EED), com tecnologia patenteada no Brasil e no exterior. A empresa obteve a marcação CE, indicando a aprovação da qualidade de seu produto para ser comercializado em toda União Europeia.

A ALTAVE oferece soluções eficientes, diferenciadas e de qualidade há mais de 10 anos para os setores de Defesa e Segurança, Energia, Mineração, Portos, Agronegócio e Óleo e Gás.

Saiba mais em: altave.com.br

E-mail: sales@altave.com.br

Assessoria de imprensa: marketing@altave.com.br

Sobre a Ocyan

A Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás upstream offshore no Brasil e no exterior. Seus principais valores são a segurança dos integrantes e da operação, a parceria de confiança com os clientes, e o compromisso com a ética e a transparência. A companhia encoraja também a diversidade e inclusão dentro e fora da empresa. Fazem parte da frota da empresa atualmente cinco unidades de perfuração e duas embarcações FPSO (floating, production, storage and offloading). A Ocyan desenvolve também projetos SURF, fabricação e instalação de equipamentos submarinos, e presta serviços de manutenção offshore. Mais informações: www.ocyan-sa.com 

Informações à Imprensa

CDN Comunicação

imprensaocyan@cdn.com.br

Renata Piñeiro.: +55 (21) 3626-3752

Mais
Notícias

pt_BR