Por ALTAVE | 6 de setembro de 2016

img_0068-600px

Entre os dias 27 e 29 de setembro, mais de 80 empresas vão expor os produtos e serviços durante a 4ª Mostra BID Brasil. Realizada pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), o evento acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), e promete ser uma importante vitrine para as empresas nacionais apresentarem as novidades ao mercado.

Contando com apoio do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a 4ª Mostra BID Brasil tem como objetivo principal a geração de novas oportunidades de negócios internacionais, abrindo mercados para as empresas brasileiras apresentarem os diferenciais de produtos e serviços. O evento nacional mais importante para a indústria de defesa brasileira deve receber cerca de 3.500 pessoas entre Adidos Militares estrangeiros, membros de corpos diplomáticos, Forças Armadas, Forças Policiais e auxiliares, Defesa Civil, mídia especializada e membros da Academia.

A ALTAVE – empresa que forneceu a tecnologia chave da Segurança das Olimpíadas: o ALTAVE OMNI, solução de aeróstato de monitoramento persistente de grandes áreas – apresentará na 4ª Mostra BID mais um produto voltado para o mercado de Defesa & Segurança Pública, a solução de monitoramento tático ALTAVE HORIZONTE, além do seu sistema ALTAVE FLIGHTVIEW, software de desenvolvimento 100% nacional que agregou a capacidade de consciência situacional às forças de segurança durante os Jogos Olímpicos RIO 2016.

O ALTAVE HORIZONTE foi concebido para aplicação em monitoramento persistente (dia e noite) de áreas extensas como fronteiras, instalações críticas e situações complexas. O sistema já foi utilizado em eventos como o Carnaval de Recife, Libertadores, Copa das Confederações, além de ter atuado com o Exército Brasileiro na Pacificação da Maré (no Rio de Janeiro) e no I SIOp SELVA (1º Seminário Internacional de Operações na Selva) em Manaus, dentre outros. A solução permite visão privilegiada com alta precisão e múltiplos sensores. O optrônico embarcado é de uso militar, possui sensor infravermelho refrigerado com zoom óptico contínuo e câmera colorida de TV com alta capacidade de zoom. Possui recursos de auto-tracking (acompanhamento automático de alvos) e scan (varredura automática) de áreas pré-determinadas pelo usuário.

O sistema ALTAVE FLIGHTVIEW foi concebido juntamente com a solução de aeróstato ALTAVE OMNI com o objetivo de possibilitar que um usuário observe de uma só vez, por meio de três monitores 4K com imagens em alta definição, 180 dos 360 graus da cobertura total que o aeróstato oferece. Isto representa cerca de 20km² de área ao alcance visual de um único operador, que encontra nos três monitores definição compatível com o limite da percepção humana. Tal ferramenta foi utilizada pelas forças de segurança que atuaram nas Olimpíadas, possibilitando a detecção de movimentos suspeitos e facilitando a compreensão de seu contexto ao mostrar a “big picture”.

Quatro balões ALTAVE OMNI voaram 200m acima do solo no Rio de Janeiro durante as Jogos Olímpicos RIO 2016, cobrindo 360° com imagens simultâneas e em alta definição uma área total de 160km². Como parâmetro para a compreensão desta medida, a cidade do Rio de Janeiro possui ao todo 6 mil câmeras, enquanto foram necessários apenas quatro ALTAVE OMNI em operação nos Jogos para cobrir 90% da área das sedes Olímpicas que corresponde a 13% de todo o território do município. Nesse cenário fica evidente que o sistema ALTAVE OMNI foi a tecnologia chave de segurança nas Olimpíadas devido à sua habilidade única de prevenir, detectar e rapidamente investigar atos suspeitos.
Por fim, é importante ressaltar que esta é a quarta vez a ALTAVE participa da Mostra BID, sendo assim uma das poucas empresas presente em todas as edições do evento, fortalecendo assim o sentimento de apoio à promoção da indústria brasileira de defesa.